Minhas Postagens

segunda-feira, 5 de março de 2012

SHINOBI – HEARTS UNDER BLADE


Sonhos são destruídos, um destino é imposto, e dois jovens tem seus corações divididos pelas lâminas da batalha.
Shinobi: A Batalha é o título que foi adaptado no Brasil, do filme Shinobi, de 2005, que é o Live Action do Mangá/Animê Basilisk. Obra original, mangá, do autor Futaro Yamada. Se quiser saber mais sobre a obra original
Tema musical que toca no final ("Heaven" - Ayumi Hamasaki).
ELENCO
YUKIE NAKAMA, JÔ ODAGIRI, TOMOKA KUROTANI, ERIKA SAWAJIRI, KIPPEI SHIINA, TAKESHI MASU, MITSUKI KOGA, TAK SAKAGUCHI, HOUKA KINOSHITA, SHUN ITO, RIRI, MINORU TERADA, MASAKI NISHINA, TOSHIYA NAGASAWA, YUTAKA MATSUSHIGE.
SINOPSE: SHINOBI CENTRA-SE NO DRAMA RESULTANTE DA GUERRA ENTRE DOIS CLÃS DE NINJAS NA ERA TOKUGAWA. NO FILME, NAKAYAMA YUKIE REPRESENTA OBORO, A NETA DE OGEN(LILY), A MATRIARCA DO RESPEITADO CLÃ IGA, ENQUANTO ODAGIRI INTERPRETA GENNOSUKE, O FILHO DE DANJO KOGA(MINORU TERADA), O LÍDER DO PODEROSO CLÃ KOGA. ENQUANTO VIVEM NAS ENTRANHAS DAS MONTANHAS, OS DOIS CLÃS TEM ELEVADO SUAS HABILIDADES A NÍVEIS SOBREHUMANOS. INFELIZMENTE, OS DOIS CLÃS ESTÃO RENEGADOS PELO DECRETO IMPERIAL POR COMPARTILHAR SUAS TÉCNICAS UM COM O OUTRO. VENDO OS DOIS CLÃS COMO UMA AMEAÇA À SUA IDÉIA DE TOTAL DOMINAÇÃO, O NEFASTO NANKOBO TENKAI(ISHIBAKI RENJI) TENTA INTENSIFICAR A IVALIDADE ENTRE OS DOIS CLÃS. NABOKO CRIA UM DESAFIO ONDE OS DOIS CLÃS SÃO FORÇADOS A ESCOLHER CINCO DE SEUS MELHORES GUERREIROS A PARTICIPAR. A BATALHA, ENTRETANTO, NÃO É APENAS UM DESAFIO AMIGÁVEL - É UM DESAFIO RUMO A MORTE!
É o ano de 1641, dois clãs ninjas, o da terra de Koga e o de Iga. Ambos são inimigos, mas têm acordado em não entrar em guerra um com o outro. Os herdeiros dos lideres de ambas vilas se apaixonam sem saber que um é inimigo do outro por causa das tradições dos clãs. Mas um trágico destino espera o casal, é lançada uma maldição sobre a existência das famílias que coloca as duas vilas uma contra a outra. Os melhores ninjas de Koga e Ida são escolhidos para lutar uns contra os outros e Gennosuke Albora, o casal apaixonado, é colocado frente a frente aos inimigos. Por séculos eles vivem em guerras da escuridão, com estranhos poderes e habilidades, vivem somente para batalha, eles são Shinobi.
O amor entre dois ninjas (shinobi) de clãs rivais é o tema do longa Shinobi, dirigido por Ten Shimoyama. O filme repleto de efeitos especiais é baseado no mangá Basilisk de Fuutarou Yamada, com uma boa adaptação. Apesar da ambientação e da fotografia serem muito bonitas, os diálogos são previsíveis, abordando auto-sacrifício, o destino, a submissão. As cenas de ação são ótimas e fantasiosas, já que cada personagem possui uma habilidade sobre-humana, como expelir veneno, transmutar o corpo, dentre outras.
Na história, o Shogun, temendo o fortalecimento dos shinobis e a perda de controle sobre eles, anula a proibição de guerra entre os clãs Iga e Kouga. E ainda propõe que os cinco melhores guerreiros das duas vilas ocultas lutem entre si. O amor dos jovens, Genosuke e Oboro, torna-se ainda mais difícil. Genosuke é idealista e acredita que o fim da guerra, enquanto Oboro pensa que o amor deles é impossível.
O enredo aborda o amor, o destino, a submissão ao Shogun. Ainda retrata a perda de utilidade dos ninjas e o que fazer com pessoas cuja única ocupação era a guerra não são mais necessárias?
O filme participou de vários festivais, como na Alemenha, Itália, Estados Unidos, incluindo New York Asian Film Festival.
Ficha técnica:
Título Original
: Shinobi
Tempo: 102 minutos
Ano de Lançamento: 2005 (Japão)
Distribuidora: Paris Filmes
Gênero: Action Drama Fantasy Romance
Basilisk - Futaro Yamada e Masaki Segawa
Série bimestral contendo cinco volumesao todo.
Na era antiga do Japão, um xogum decide criar uma batalha entre os melhores membros de dois clãs para saber quem deverá ser o seu sucessor. É nesta batalha de grandes poderes que surge o amor entre Gennosuke, líder dos Kouga comOboro, líder do clã Iga.
O Anime Basilisk
Sinopse: Koga e Iga eram clãns de ninjas que estavam lutando por 400 anos.Gennosuke de Koga e Oboro de Iga, Se amavam e prometeram terminar com a rivalidade entre uma clã e outra. Porém, eles foram ordenados a matar um ao outro.Foi em Keicho Era 19 (A.D 1614) 73 anos Ieyasu estava pensando em que irmão escolher para ser o seu sucessor, Takechiyo ou Kunichiyo. Takechiyo era o mais velho porém burro, enquanto seu irmão mais novo Kunichiyo era esperto.Em ordem de escolher o sucessor, Ieyasu decidiu fazer Kouga e Iga lutar um contra o outro. As duas clãns escolheriam os 10 melhores ninjas para lutar. Se os nijas de kouga sobrevivessem, Kunichiyo seria o sucessor. No outro lado, se os ninjas da Iga ganhassem, Takevhiyo seria o sucessor. Por causa de ordems, os ninajs escolhidos por cada clã poderiam usar somente os seus corpos como armas. Eles possuíam habilidades especiais que nenhum homem poderia imaginar. Agora, a batalha entre 20 ninjas, incluindo Velhos, Novos, Homens, Mulheres comecam. Durante a batalha sofrida, eles seram mortos um por um. Quem ganhará? Kouga ou Iga? Quem sobreviverá? E o que se transformou o amor de Gennousuke e Oboro, que tende lutar em lados diferentes na batalha. 

Basilisk: Kouga Ninpou Chou tem  24 episódios  e foi  feito em 2005,  é uma história de ninjas com poderes especiais, cheia de romance, tragédia, violência, morte,conspiração e intriga, e com certeza não é indicada para crianças.
No ano de 1614, no Japão Feudal, o acordo de paz entre dois clãs de ninjas é quebrado para decidir a sucessão do Xogunato. Eles são cheios de rivalidades, o acordo havia sido imposto anos antes, e os dois jovens herdeiros dos clãs estão noivos para tentar selar a paz, mas a nova situação só faz a sede de sangue das aldeias aumentarem. Dez ninjas  com poderes especiais de cada clã são escolhidos, e o clã que conseguir matar todos os  10 ninjas rivais  vence e decide a sucessão do trono.
Os assassinatos correm soltos,  há muito sangue mesmo, e  isso acontece desde o primeiro episódio . As técnicas (poderes) usadas por cada ninja são bem interessantes e dão um sabor especial a cada morte, há personagens com poderes devastadores, mas  que são obstruídos devido a alguma trapaça dos ninjas rivais ou por decisão própria. Existem alguns ninjas que não parecem humanos e que tem poderes como ficar com uma forma líquida, excretar mucos de insetos, prever o futuro e etc. Já outros parecem completamente normais mas são capazes de coisas como tomar a forma de qualquer pessoa, anular os poderes dos outros, controlar certos animais. Mas não é só de morte e  poderes que é feito o anime. Há histórias de amor entre diversos personagens,  por exemplo, os protagonistas que são os noivos de cada clã: Oboro,  a líder de Iga e Genosuke, o líder de Kouga,o romance deles é retratado de uma forma singela e triste(é  bem Romeu e Julieta), seguindo um pouco da esfera de histórias japoneses, onde o amor é cercado de morte e sofrimento. Em certos pontos do anime, por mais cruel a forma que um personagem tenha agido, eu  senti  pelo menos uma certa simpatia ou uma admiração, e uma  tristeza ao chegar sua morte. Ao que parece todos tem um motivo para agir de tal forma, quase todos tem um pouco de mal  e de bom.  Com exceção ( eu sempre brinco com isso) de Tenzen, que só tem mal, é o estuprador, genocida, espancador, traidor, não tem jeito ele é mau mesmo. Talvez seja o personagem mais malígno que eu já vi em histórias.
Esse anime é muito bom, para quem gosta de uma história densa e não se importa com finais tristes, é uma boa pedida.
A série foi publicada de fevereiro de 2003 até julho de 2004 na extinta antologiaYoung Magazine Uppers da Kodansha. O mangá é baseado no livro Kōga Ninpōchō, ou, em tradução livre, O Pergaminho Ninja dos Kouga escrito por Futaro Yamada entre 1958 e 1959, então nem tentem dizer que é plágio de  Naruto. A adaptação em mangá ficou a cargo de Masaki Segawa (que agora está adaptando pela terceira vez um livro do Futarou Yamada) e foi concluído em 34 capítulos organizados em 5 volumes tankoubon. Além disso, em 2005 o mangá foi adaptado em uma série animada de 24 episódios que é bastante fiel ao mangá e se tornou um grande sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário